10ª GINCANA ESTUDANTIL - REGULAMENTO


ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PADRE MARINO CONTTI
10ª GINCANA ESTUDANTIL - 2011

REGULAMENTO GERAL


1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 - Este Regulamento dispõe sobre a organização da 10ª Gincana da Escola Estadual de Ensino Médio Padre Marino Contti e foi elaborado pela Comissão Organizadora, especialmente instituída pela direção desta escola. O mesmo será publicado no blog (emarinocontti.blogspot.com).
1.2 – Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estarão sujeitas às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo, com o apoio imperioso das equipes.

2. DA COMISSÃO ORGANIZADORA
2.1 - Compõem a Comissão Organizadora:
Profª. Maria Ivanete Cirino
Profª. Maria Lucninês Brasil
Profª. Rosa Maria Damasceno
Prof. Édio Guaratan de Queiróz
Prof. José Padilha de Lima

2.2 - São atribuições desta Comissão:
2.2.1 - Preparar o Regulamento;
2.2.2 - Preparar as competições esportivas;
2.2.3 - Preparar as tarefas da gincana (pré-determinadas, surpresas, sociais, ambientais e bingo);
2.2.4 - Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola;
2.2.5 - Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento;
2.2.6 - Convocar reuniões quando se fizerem necessárias;
2.2.7 - Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes;
2.2.8 - Atribuir notas às tarefas que lhe cabem;
2.2.9 - Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento.
2.2.10 - Garantir o acesso às tarefas e comunicados da gincana postadas no blog (emarinocontti.blogspot.com) podendo ser em forma impressa.

3. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
3.1 – Objetivo Geral:
3.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a empreender e aprender a transcender.

3.2 – Objetivos Específicos:
3.21 - Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.
3.2.2 - Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.
3.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
3.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
3.2.5 - Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.
3.2.6 - Exercitar o espírito de liderança e motivação.

4. DA DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS

4.1 - A gincana será executada no período de 12 a 16 de dezembro de 2011, nas dependências da Escola Pe. Marino Contti, para as atividades Culturais e pedagógicas e Ginásio de Esportes Silas Freitas para as atividades esportivas.


5. DAS INCRIÇÕES
5.1 - Poderão estar escritos na 10ª Gincana da Escola Padre Marino Contti:
5.1.1 - Alunos regularmente matriculados na referida Escola, que estejam frequentando regularmente as aulas;
5.1.2 - Ex-alunos da Escola Padre Marino Contti que tenham concluído o ensino médio;
5.1.3 - Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Oscarina Antônia Souza do Rego.

5.2 - Não será aceita a inscrição de equipe contendo alunos das duas escolas. Logo, as equipes interessadas devem ser compostas por alunos de uma única Escola: Marino Contti(A) ou Oscarina Rego(B), sendo aceita por esta Comissão a inscrição de ex-alunos[5.1.2] em qualquer equipe, seja esta da Escola A ou B.

5.3 - Fica determinado que os ex-alunos inscritos pelas equipes não poderão assumir os postos de líder e vice-líder, tampouco responder as questões de múltipla escolha ou participar do concurso de mister e miss estudantil 2011; logo poderão participar/executar as demais atividades ora propostas.

5.4 - Cada Equipe deverá ser composta por 45 componentes, sendo obrigatório às equipes terem pelo menos 05(cinco) alunos de cada série (1º, 2º e 3º ano do ensino médio). Estará isenta desta obrigação a(s) equipe(s) da Escola Oscarina Rêgo.

5.5 - As inscrições serão gratuitas e deverão realizadas através do e-mail (emconttimr@yahoo.com.br).

5.6 - No momento da inscrição o representante de cada equipe deverá ler e aceitar este Regulamento e postar o documento de inscrição contendo as seguintes informações:
5.6.1 - Nome da equipe;
5.6.2 - Nome completo, turma, data de nascimento, fone e/ou e-mail dos seus representantes (líder e vice-líder);
5.6.3 - Nome completo, turma e data de nascimento dos demais 43 alunos/componentes;
5.6.4 - Documento anexo com o nome completo e ano de conclusão de curso dos 05(cinco) ex-alunos que poderão integrar a equipe.

5.7 - Poderá haver substituições de componentes das equipes até as 00:00h do dia 02 de dezembro, através de postagem no e-mail (emconttimr@yahoo.com.br).

6. DAS OBRIGAÇÕES

6.1 - Cada equipe inscrita na 10ª Gincana Estudantil da Escola Padre Marino Contti assume a responsabilidade de:
6.1.1 - Eleger 1(um) líder e 1(um) vice líder, sendo apenas o líder o porta-voz da equipe, podendo dirigir-se à Comissão Organizadora em casos de contestações, ou qualquer assunto de interesse da equipe. Na ausência do líder, o vice assumirá a liderança.
6.1.2 - Adotar um padrão de identificação (camisas, cores, bandeiras, bandanas, mascote, etc.).
6.1.3 - Conseguir recursos para custear suas despesas.
6.1.4 - Apresentar um casal de alunos da escola para concorrer a mister e miss estudantil 2011, os quais deverão trajar respectivamente Esporte Fino e Traje Reciclado.
6.1.5 - Doar a Escola o traje usado por sua miss no desfile.
6.1.6 - Vender e prestar conta junto à Comissão Organizadora de 150 cartelas de bingo (previamente repassado às equipes pela mesma comissão).
6.1.7 - Acessar diariamente o blog da escola (emarinocontti.blogspot.com) pois é um canal de comunicação entre a Comissão Organizadora e as equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.
6.1.8 - Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a abrilhantar o evento.
6.1.9 - Estar no mínimo, 20 minutos antes do início das atividades culturais. Caso contrário estará sujeita à punição de acordo com o item 7.2 deste regulamento.
6.1.10 - Responsabilizar-se por eventuais acidentes que possam ocorrer durante a realização das tarefas, isentando assim a Escola de quaisquer riscos que venham a ser gerados durante a participação dos membros da equipe na gincana.
6.1.11 - É de responsabilidade do líder da equipe divulgar aos integrantes todas as atividades propostas pela Comissão Organizadora.

7. DAS PUNIÇÕES:
7.1 - Estará sumariamente desclassificada a equipe que não cumprir com as obrigações do item (6.1.2) deste regulamento.
7.2 - No momento da chamada das equipes perderá 20(vinte) pontos, a equipe que não estiver presente e com no mínimo 20(vinte) componentes.
7.3 - Em caso de agressão verbal entre membros da equipes ou à Comissão Organizadora, o componente agressor será eliminado da competição e sua equipe perderá 40 pontos. Em casos de agressões mais graves, como por exemplo, agressão física, a equipe perderá 100(cem) pontos e ainda, o agressor será punido mediante as determinações do regimento interno da escola.
7.4 - Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): podendo perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora).
7.5 - Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa (tarefa não cumprida).
7.6 - Danificar as dependências e móveis (carteiras e mesas) das salas que serão cedidas às equipes durante a realização da 10ª Gincana. A punição será dada de acordo com o regimento interno da Escola Padre Marino Contti.
7.7 - Comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do evento como um todo. Punição de -50 pontos.

8. DAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
8.1 – As competições esportivas dispõem de um regulamento próprio que será entregue às equipes pela comissão Organizadora.

8.2 – A modalidades esportivas serão:
8.2.1 - Futsal (masculino e feminino)
8.2.2 - Vôlei (masculino e feminino)
8.2.3 - Basquete (masculino e feminino)
8.2.4 - Xadrez (masculino e feminino)
8.2.5 - Tacobol (Misto)
8.2.6 - Queimada (Misto)
8.2.7 - Bandeirinha (Misto)
8.2.8 – Dominó (Misto)
8.2.9 – Dama (masculino e feminino)
8.2.10 - Fura fura (Mixto)
8.2.11 – Peteca (masculino e feminino)

9. DAS TAREFAS
9.1 – Tarefas diversas divididas em:
9.1.1 - Questões de múltipla escolha com 05 alternativas e de perguntas diretas relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula, esportes, atualidades e Mãe do Rio.
9.1.2 - Tarefas pré-determinadas (entregues com antecedência aos líderes das equipes).
9.1.3 - Tarefas surpresas (reveladas apenas no momento da execução da mesma).
9.1.4 - Tarefa de caráter social
9.1.5 - Tarefa de caráter ambiental
9.1.6 - Bingo:

9.2 - Só será considerada tarefa cumprida, aquela executada na íntegra.
9.2.1 - A partir do momento em que o líder da equipe indicar um componente da mesma para realizar uma tarefa, este, não poderá ser substituído em hipótese alguma. Em caso da desistência do componente, a equipe terá a tarefa não cumprida e consequentemente, pontuação zero (0).
9.2.2 - Serão consideradas nulas as respostas rasuradas.
9.2.3 - As perguntas deverão ser respondidas por quatro (04) componentes de cada equipe, obedecendo ao tempo preestabelecido.

10. DA PONTUAÇÃO
10.1 - Pergunta respondida corretamente: 10 pontos.
10.2 – Tarefa cumprida: 20 pontos.
10.3 – Em caso de decisão do melhor, do mais bonito, do mais criativo; os pontos ficarão sob a responsabilidade dos jurados, com pontuação de 05 a 10, podendo ser fracionado.
10.4 – No caso de o maior, o menor, a maior quantidade, mais rápido; a pontuação será dada pela mesa apuradora.
10.5 – No que se refere aos itens 10.3 e 10.4 a pontuação de bonificação será:
1º lugar – 100 pontos;
2º lugar – 80 pontos;
3º lugar – 60 pontos;
4º lugar – 40 pontos;
5º lugar – 20 pontos.

10.6 - Em caso de empate entre duas ou mais equipes no critério Classificação, todas receberão a mesma pontuação na colocação que estiverem empatadas, com exceção para o concurso mister e miss estudantil 2011.

10.7 - Em caso de empate na classificação final da gincana, serão seguidos os seguintes critérios:
10.7.1 - Maior número de primeiros lugares no critério Classificação;
10.7.2 - Maior número de segundos lugares no critério Classificação;
10.7.3 - Maior número de terceiros lugares no critério Classificação, e assim sucessivamente;
10.7.4- Persistindo o empate será realizada uma tarefa extra para decidir a equipe campeã.

11. DOS RESULTADOS
11.1 - As parciais serão divulgadas pela Comissão Organizadora ao final de cada dia e postadas no blog da Escola (emarinocontti.blogspot.com) para consulta do público interessado.
11.2 - A proclamação do resultado final será feita no dia do encerramento da gincana, através de anúncio e também pelo blog (emarinocontti.blogspot.com) ao término da gincana.
11.3 - A equipe que obtiver maior pontuação na somatória de todas as atividades da competição, será a campeã.

12. DOS RECURSOS
12.1 - Caberão recursos somente por escrito no prazo máximo de um 24h após a realização da tarefa, os quais devem ser encaminhados pessoalmente aos membros da Comissão Organizadora. Os recursos serão julgados pela Comissão Organizadora, que decidirá em até 24 horas. As decisões da Comissão Organizadora serão soberanas, não havendo possibilidade de outros recursos sobre a mesma tarefa.
12.2 - Qualquer recurso junto à Comissão Organizadora só poderá ser encaminhando pelos líderes das equipes. Não caberá recurso implantado por terceiros.

13. DA PREMIAÇÃO

1º lugar: troféu e medalhas
2º lugar: troféu e medalhas
3º lugar: troféu e medalhas

14. DOS CASOS OMISSOS ÀS DECISÕES
14.1 - O presente regulamento, será o instrumento usado pela Comissão Organizadora para as tomadas de decisões.
14.2 - As e eventuais omissões deste regulamento serão sanadas pela Comissão Organizadora.
14.3 - As equipes inscritas na 10ª Gincana Estudantil da Escola Padre Marino Contti concordam com os termos acima estabelecidos, tornando este regulamento instrumento único e capaz de nortear todas as atividades a que se propõe.

Mãe do Rio, 09 de Outubro de 2011.


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             Prof. José Padilha
Coordenador geral da 10ª Gincana

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